Página inicial > Últimas Notícias > PROGRAMA DE P&D E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO NO CAMPO E AGRICULTURA FAMILIAR

PROGRAMA DE P&D E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO NO CAMPO E AGRICULTURA FAMILIAR

• Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 12h07
  • Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 15h11
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Marabá Rural divulga o Edital Nº 01/2022 para seleção de propostas de projetos no âmbito do programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e extensão em educação no campo e agricultura familiar, considerando o Acordo de Parceria firmado entre Vale S.A, IFPA e Fadesp.

Com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da comunidade atendida pela Escola Família Agrícola de Marabá (EFA), a qual recebe alunos da zona rural de Marabá e de municípios vizinhos, o Campus Marabá Rural convida seus servidores a apresentarem propostas ao referido edital.

Dos projetos

Ao todo, serão selecionados 03 (três) projetos, os quais deverão atuar em 01 (um) dos seguintes temas de interesse do edital em questão:

• Estudos sobre Criação Sustentável de Animais e Tecnologias Alternativas - Suinocultura e Biodigestor - Funcionalidades para transformação socioambiental
  • Estudos sobre Criação Sustentável de Animais - Avicultura
  • Estudos sobre Criação Sustentável de Animais - Piscicultura

O prazo para execução das atividades é de 12 (doze) meses.

Das equipes e recurso financeiro

As equipes deverão ser constituídas por 01 (um) Coordenador - Docente efetivo, 01 (um) Coordenador Auxiliar – Técnico-Administrativo em Educação, 04 (quatro) Bolsistas de Iniciação Científica - Alunos do Ensino Superior e 02 (dois) Bolsistas de Apoio Técnico - Alunos do Ensino Médio Integrado e/ou Subsequente, todos do IFPA Campus Marabá Rural. Além destes, a equipe do projeto deve contar com professores e alunos do 8º e 9º ano da Escola Família Agrícola de Marabá como voluntários.

Cada projeto será contemplado com recursos financeiros destinados ao pagamento de bolsas mensais às equipes executoras (R$ 1.200,00 para o Coordenador; R$ 960,00 para o Coordenador Auxiliar; 450,00 para Bolsistas de Iniciação Científica e R$ 400,00 para Bolsistas de Apoio Técnico), além de recursos para custeio, capital e pagamento de taxas operacionais para fundação de apoio. O valor total que cada projeto poderá receber é de até R$ 130.009,00.

Da avaliação e seleção dos projetos

As propostas serão avaliadas pelo Comitê Gestor (CG), o qual é formado por membros representantes da Fundação Vale, Instituto Tecnológico Vale, Escola Família Agrícola e IFPA- Campus Marabá Rural. O CG avaliará o mérito e a relevância das propostas conforme os critérios estabelecidos no Edital Nº 01/2022 PROGRAMA DE P&D E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO NO CAMPO E AGRICULTURA FAMILIAR.

Submissão das propostas de projeto

As propostas poderão ser submetidas a partir do dia 22 de janeiro até o dia 21 de fevereiro de 2022 através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., colocando no assunto da mensagem o título “Submissão ao Edital 01/2022”. Eventuais dúvidas também podem ser enviadas para o referido contato.

Os proponentes devem ler atentamente e concordar com as regras do Edital Nº 01/2022 PROGRAMA DE P&D E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO NO CAMPO E AGRICULTURA FAMILIAR e seus anexos, conforme listados abaixo.

Anexo VIII – Manual Vale de Projetos de Pesquisa

Resultado Final