Página inicial > Últimas Notícias > ESTUDANTES DO IFPA PODEM RECEBER KIT DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENSTRUAL

ESTUDANTES DO IFPA PODEM RECEBER KIT DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENSTRUAL

• Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 09h15
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h18

O Instituto Federal do Pará (IFPA) vai conceder Kit de Promoção da Saúde Menstrual para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Será feita a distribuição gratuita de absorventes higiênicos e/ou outro item de cuidados básicos relativos a saúde menstrual, além da promoção de informação sobre saúde e higiene menstrual. O objetivo é colaborar na superação da pobreza menstrual e contribuir para garantir os direitos das pessoas que menstruam e que são discentes da Instituição.

O Kit será concedido a estudantes matriculados/as em cursos presenciais Técnicos de Nível Médio ou Graduação do IFPA, em comprovada situação de vulnerabilidade social aferida por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Entende-se por vulnerabilidade social como processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento dos grupos sociais e da capacidade de reação do indivíduo ou família, como circunstância decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social.

Para receber o Kit a/o discente deve estar regularmente matriculado/a no período letivo vigente, ser pessoa que menstrua e estar em comprovada situação de vulnerabilidade social aferida pelo IVS. A análise da situação de vulnerabilidade social do/a estudante será feita por assistente social. Cada campus terá um cronograma interno de execução, definindo período de divulgação, inscrições, resultados e entrega dos Kits.

Além de colaborar na superação da pobreza menstrual, a distribuição do Kit de Promoção da Saúde Menstrual também visa combater a desinformação sobre saúde menstrual, com a ampliação do diálogo sobre o tema por meio de material educativo sobre saúde e higiene menstrual, prevenir e reduzir os problemas de saúde decorrentes da falta de acesso a produtos e informações e contribuir para a permanência e êxito de estudantes, evitando que estudantes se ausentem das aulas devido à falta de acesso a produtos de higiene no período menstrual.

Em caso de dúvidas o estudante deve procurar o Departamento de Assistência Estudantil do campus presencialmente ou via email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As inscrições poderão ser realizadas via SIGAA no período entre 27 de maio à 05 de junho de 2023.

ANEXOS:

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2023 - PROEN DE 17 DE ABRIL DE 2023.
RESULTADO FINAL (novo)